O professor em foco
resenhas sobre as obras de Zabalza, Kourganoff e Cunha
Mots-clés :
EducaçãoRésumé
Em relação à literatura que aborda a temática do ensino universitário e da universidade,recentemente três livros me marcaram de maneira significativa. Apesar de abordarem assuntos diferentes sobre a mesma temática, possibilitam complementações e reflexões atuais, sobretudo no que diz respeito à realidade que as universidades brasileiras vivem. A empreitada de resenhá-los de maneira distinta, portanto, abria a possibilidade de apresentar aos leitores alguns dos ricos extratos que cada um dos livros porta. Entretanto, busquei um caminho diferente por entender que haveria como ligar os diversos assuntos dos três livros. A partir da articulação das três obras, pretendo oferecer, em forma de resenha, uma ideia mais sintética sobre os livros de Zabalza, O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas; de Kourganoff, A face oculta da universidade; e de Cunha, A universidade reformanda. Em um primeiro momento, irei, resumidamente, fazer uma espécie de recorte dos livros e, em seguida, arriscarei tecê-los, destacando os impactos mais representativos para a realidade do ensino superior e da instituição universitária brasileira no que diz respeito à condição de ser professor.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.