IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Kedma Magalhães Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mots-clés :

Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Educação, Ciências da Natureza

Résumé

A interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que visa à integração, o diálogo, entre as diferentes áreas do saber, superando a concepção fragmentada e tradicional do currículo e contribuindo para uma educação integral. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do trabalho interdisciplinar na área de ciências da natureza no ensino médio. Esse estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como ponto de partida as bases legais para o ensino médio: Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza. Além disso, foram analisados livros e artigos científicos, identificando experiências interdisciplinares na referida área, bem como resultados e as dificuldades encontradas pelos professores para desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Ao final desse estudo conclui-se que a interdisciplinaridade é importante e necessária para integrar as diferentes áreas do saber, mas ainda são muitos os desafios para que a escola efetive tais práticas.

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Biographies de l'auteur-e

  • Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Docência em Biologia - Univasf

  • Kedma Magalhães, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora Dra. - Univasf

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Publié

2016-12-06

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

SILVA, Ana Lourdes Moreno Rodrigues; MAGALHÃES, Kedma. IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 6, n. 11, 2016. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39. Acesso em: 3 août. 2025.