A LÍNGUA INGLESA COMO FATOR DE INCLUSÃO PROFISSIONAL
UMA ANÁLISE DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DOS EGRESSOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Mots-clés :
Inclusão Profissional, Língua Inglesa, CompetênciaRésumé
Este artigo visa discutir a questão da inclusão profissional do egresso do curso de superior de Tecnologia em Logística. Mais especificamente, pretende-se averiguar como o domínio da língua inglesa constitui-se como referencial para esta inclusão em um mundo corporativo cada vez mais internacionalizado. Para tanto buscou-se como referencial teórico teorias que possuem como eixo norteador a formação por competências bem como teorias que enfatizam o papel da língua inglesa como língua-franca. Faz-se uso de pesquisa documental em literatura especializada bem como nos resultados de um exame internacional de proficiência em inglês (TOEFL-ITP) obtidos pelos egressos de um curso superior em Logística de uma instituição universitária. Os resultados indicam consonância entre a formação dos egressos e as expectativas do mercado de trabalho.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.