USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação em Saúde, Promoção da saúde, Saúde da mulher, Adolescente institucionalizado, Enfermagem

Résumé

O objetivo deste trabalho foi descrever experiências vivenciadas por um grupo de acadêmicos e uma docente do colegiado de enfermagem, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, durante atividades do componente curricular Núcleo Temático, intitulado "Promoção à saúde no Processo de viver Humano: atenção à saúde da mulher". A metodologia utilizada esteve embasada na perspectiva de oficinas em dinâmica de grupo e a técnica de observação participante. Foram desenvolvidas cinco oficinas, onde foram trabalhados os temas geradores: afeto, higiene íntima e secreção vaginal, câncer de mama e colo de útero, infecções sexualmente transmissíveis, desigualdades de gênero e violência contra a mulher. Discutir a promoção e prevenção da saúde com adolescentes institucionalizadas se deu de fundamental importância pelo o grau de vulnerabilidade ao qual elas foram expostas, pela carência afetiva e a necessidade de conhecimentos básicos sobre suas peculiaridades de saúde. O uso de metodologias ativas se configurou de forma positiva por facilitar a compreensão das temáticas abordadas e a inserção dos discentes no ambiente de práticas.  Nesse contexto, a educação em saúde em instituições de acolhimento de adolescentes se faz necessária devido ao fato destas se encontrarem fragilizadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-08-15

Comment citer

Rodrigues dos Santos Costa, D. R., Alves Campos, F. V., de Souza Carvalho e Lira, M. O., Guimarães, M. C., Henrique de Souza, S. T., Vieira Justino, T. M., & Araújo Pereira, V. V. (2019). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 298–327. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/449

Numéro

Rubrique

Metodologias Ativas do Ensino e Aprendizagem

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s