OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E SUA INTERAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATER

Auteurs-es

  • Jazon Ferreira Primo Junior Prefeitura Municipal de Irecê-BA
  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Univasf
  • Marcia Bento Moreira Univasf

Mots-clés :

Extensão Rural, Universidade, PNATER, Currículo

Résumé

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural constituiu-se, nos últimos anos, como uma ferramenta primordial para o desenvolvimento das atividades rurais voltadas para a agricultura familiar. A sua construção a partir de um processo participativo pelas diversas esferas sociais, fez dela um instrumento legítimo para as ações de assistência técnica e extensão rural promovidas pelo Estado brasileiro. Essa pesquisa teve como objetivo, analisar a interação dos currículos dos cursos de agronomia da UFRB, Univasf, UEFS e UNEB (Juazeiro) com a PNATER. A análise documental se deu a partir dos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPC) nos itens Princípios, Perfil do Egresso e Matriz Curricular, assim como os Princípios, Objetivos e Público beneficiário da lei 12.188/2010 - Lei de Ater. A integração dos currículos dos cursos de agronomia das universidades pesquisadas se dá em níveis diferentes com a PNATER, sendo o desenvolvimento sustentável e a agroecologia contemplados em todos os PPC dos cursos pesquisados. O nível de interação diferiu pela quantidade de disciplinas e o detalhamento dessas com as temáticas da PNATER. Nesse sentido o PPC do curso de agronomia da UEFS se destacou de modo diferenciada no detalhamento de disciplinas que abordam de maneira específica a maioria dos temas da PNATER.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Jazon Ferreira Primo Junior, Prefeitura Municipal de Irecê-BA

    Mestre em Extensão Rural

    Prefeitura Municipal de Irecê-BA

  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Univasf

    Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental

    Universidade Federal do vale do São Francisco

  • Marcia Bento Moreira, Univasf

    Doutora em Medicina Veterinária

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

Téléchargements

Publié

2019-06-15

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E SUA INTERAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATER. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 171-200. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/516

Articles similaires

1-10 de 419

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.