O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NA CIDADE PAULISTA – PE

Auteurs-es

  • Erivan José dos Santos UPE
  • Rejane Dias da Silva UFPE

Mots-clés :

Teoria das Representações Sociais, Educação, Escola de Referência

Résumé

Com suporte na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici neste ensaio nos propusemos a apresentar como objetivo precípuo desta investigação e com o fito de lançarmos luzes, além de buscar aprofundar no âmbito acadêmico a discussão a respeito da representação social da educação no âmbito de uma escola de referência objeto deste estudo, em consonância com a realidade social na qual ela se encontra inserida, unindo-se o campo teórico ao campo empírico, tomando-se por base o objeto social que é percebido/construído por um grupo e que de igual modo contribui para revelar/velar a construção identitária desse grupo. Assim, utilizou-se como procedimento básico para levar a cabo este estudo a interrogação direta dos sujeitos pesquisados por meio da aplicação de questionários de associação livre. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, qualiquantitativa, cuja técnica empregada foi a de associação livre de palavras, de modo que as principais descobertas e/ou resultados confluíram para abarcar a prevalência da dimensão pedagógica, a qual se sobrepôs às demais dimensões, concluí-se, portanto, que o presente estudo se mostrou assaz relevante para dar um norte, a fim de prestigiar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas que possam trazer um maior nível de aprofundamento desta instigante temática.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Erivan José dos Santos, UPE

    Mestre em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE).

    Advogado e Professor de Língua Portuguesa

  • Rejane Dias da Silva, UFPE
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE

Téléchargements

Publié

2019-08-06

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Comment citer

DOS SANTOS, Erivan José; DIAS DA SILVA, Rejane. O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NA CIDADE PAULISTA – PE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 314–329, 2019. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/548. Acesso em: 23 août. 2025.