“POR QUE MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DE FALAR SOBRE SEXO?”
A VONTADE DE SABER E OS TABUS SOBRE SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Corpo, Sexualidade, Cotidiano, InfânciaResumo
O presente trabalho tem como escopo retornar a uma prática pedagógica desenvolvida, durante a atuação docente, em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental I. Tal exercício ocorreu junto aosagenciamentosentre o currículo, o livro didático e os questionamentos sobre o corpo e a sexualidade tramados pelas crianças. Primeiro, apresentamos o espaço em que a prática se desenrolou e, igualmente,os afetos que permitiram o retorno a esse planejamento. Em um segundo momento,levantamos uma discussão a respeito dos estudos nos|com|emcotidianos e o modo como os mesmos nos possibilitaram reflexões acerca da temática.Assim, em seguida, discutimos junto com a formação do docente, as pesquisas sobre a temáticaenunciada e os conceitos “corpo e sexualidade”.Acompanhando e nos abrindo a uma sensibilização entre as crianças, também pontuamos o modo que se desenvolveu a implementação de uma caixinha da vergonha e como as perguntas encontradas na mesma geraram possíveis compreensões sobre os nossos corpos e as sexualidades. Enfim, buscamos mergulhar junto aos desafios e as possibilidades da produção de outras práticas pedagógicas que nos conduziram a (re)pensar a constituição do corpo e da sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

