MÚSICA, ESPAÇO CURRICULAR E PROFESSORES DE ARTE
uma análise da rede pública de ensino de Petrolina-PE
Mots-clés :
Música, Espaço curricular, Professores de arteRésumé
Esta pesquisa investigou o espaço curricular da música e a formação dos professores de arte nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Petrolina-PE, além de analisar o espaço curricular da música no ensino público do município e identificar a formação dos professores da disciplina de arte. A partir da análise de documentos oficiais e norteadores e dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas informais, foi possível compreender a música enquanto área de conhecimento na referida disciplina, o perfil profissional e a formação dos professores. Discutimos, também, as particularidades e perspectivas tanto para a música quanto para os professores de arte, considerando os planejamentos e o espaço curricular dado à música por parte da secretaria de educação do município. Verificamos que a música existe no campo investigado como área de conhecimento, dentro do componente curricular arte, lecionada por professores não especialistas e que complementam a carga horária na disciplina. Por fim, discutimos as perspectivas para o ensino de música no ensino fundamental da rede pública, considerando as legislações atuais, a formação dos professores em área específica e o espaço curricular da referida área artística no campo investigado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.