CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

OS PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES PARA O AFASTAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE

Auteurs-es

  • Carlos Antonio Ferreira da Silva Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mots-clés :

Mal-estar, Impacto, Ausência Docente

Résumé

A formação acadêmica, as condições de trabalho, doenças desenvolvidas e o afastamento das atividades docentes têm exigido do professor atitudes diferentes de outros tempos, pois refletem o desrespeito dos sistemas de ensino para com a categoria, fortalecendo os sindicatos na luta pela a aplicação da legislação vigente. Este artigo buscou, através da pesquisa bibliográfica, relacionar os principais descritores sobre as doenças e os fatores que contribuem para o afastamento das atividades docentes. Os resultados demonstraram que os estudos sobre o mal-estar docente, a qualidade de vida e o afastamento de suas funções são restritos e pouco realizados pelas políticas públicas, visto que não existe uma legislação específica ou disciplina sobre esta temática na formação acadêmica ou nos sistemas de ensino, que não dispõem de centros especializados para a prevenção e recursos terapêuticos. Assim, a responsabilidade pela formação e o tratamento de doenças é transferindo para o professor, levando-o ao afastamento de suas atividades cada vez mais precocemente. Conclui-se que estes fatos sinalizam para a necessidade de consolidação de políticas de valorização mais abrangentes para o professor que contemplem além do salário, também a formação inicial e continuada, visando o bem-estar docente.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Carlos Antonio Ferreira da Silva Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialização em Docência em Biologia

  • Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Zootecnia (UNESP)

Téléchargements

Publié

2017-08-02

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: OS PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES PARA O AFASTAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/9

Articles similaires

1-10 de 218

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.