A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação Matemática, Jogos matemáticos, Raciocínio dedutivo, Raciocínio indutivo

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Antonio Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor Assistente Doutor, Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá.

     

  • Ananda de Oliveira Varlesse, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
    Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá
    Professora de Matemática no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Téléchargements

Publié

2020-06-09 — Mis(e) à jour 2020-06-09

Comment citer

DE SOUZA, Antonio Carlos; DE OLIVEIRA VARLESSE, Ananda. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 36–60, 2020. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959. Acesso em: 2 août. 2025.