A COMPREENSÃO DOS GRADUANDOS E DOCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE DISCIPLINAS QUE ABORDAM A ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Marhla Assunção Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0000-0001-7996-6702
  • Albertino José Ferreira Neto Discente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ramon Missias-Moreira Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francis Natally de Almeida Anacleto Docente do colegiado de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ.
  • Karla Daniele de Sá Maciel Luz Docente do Colegiado de Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cheila Nataly Galindo Bedor Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Profissional de Saúde; Educação; Inclusão; Pessoa com deficiência.

Resumo

Introdução: existe no mundo mais de um bilhão de Pessoas com Deficiência (PCD), no Brasil cerca de 24% da população possui alguma deficiencia. Há um avanço das leis para garantia dos direitos desses indivíduos, entretanto, o acesso aos serviços de saúde é restrito, aqueles que conseguem atendimento encontram dificuldade para ter suas necessidades plenamente atendidas. Existe uma insatisfação devido à formação limitada dos profissionais de saúde para atendimento a PCD, contudo não há consenso sobre a melhor forma de modificar esse panorama. Uma possibilidade seria inserir disciplinas específicas que abordem essa temática nas graduações em saúde. Objetivo: descrever a compreensão dos discentes e docentes dos cursos de graduação em saúde acerca de disciplinas que abordem a saúde da PCD. Metodologia: foram analisados 5 Projetos Pedagógicos de Curso de uma Universidade pública, buscando disciplinas que discutem a temática. Em seguida, alunos e docentes foram questionados sobre compreensão em relação às disciplinas encontradas e contribuições destas no processo formativo. Está pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa da UNIVASF sob nº do CAAE: 70590817.1.0000.5196. Resultados: foram identificadas oito disciplinas de cursos diferentes. Para docentes, a inclusão de disciplinas específicas pode ser um caminho de inclusão, mas, não garante atendimento inclusivo. Junto aos discentes, também apontaram necessidade de mais disciplinas específicas. Os discentes ressaltaram que o estágio favorecendo contato com a PCD durante a graduação, é extremamente necessário para atendimento em saúde. Conclusão: foi percebida uma mudança de estereótipos após os discentes concluírem essas disciplinas, entretanto não se sentiram preparados para atendimento desse público, demonstrando uma necessidade de mais disciplinas e vivências neste assunto.

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Biografia do Autor

  • Albertino José Ferreira Neto, Discente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Discente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Ramon Missias-Moreira, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Francis Natally de Almeida Anacleto, Docente do colegiado de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ.

    Docente do colegiado de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ.

  • Karla Daniele de Sá Maciel Luz, Docente do Colegiado de Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Docente do Colegiado de Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Cheila Nataly Galindo Bedor, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2023-07-13

Como Citar

A COMPREENSÃO DOS GRADUANDOS E DOCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE DISCIPLINAS QUE ABORDAM A ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 04-30. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1617

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