A COMPREENSÃO DOS GRADUANDOS E DOCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE DISCIPLINAS QUE ABORDAM A ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Profissional de Saúde; Educação; Inclusão; Pessoa com deficiência.Resumo
Introdução: existe no mundo mais de um bilhão de Pessoas com Deficiência (PCD), no Brasil cerca de 24% da população possui alguma deficiencia. Há um avanço das leis para garantia dos direitos desses indivíduos, entretanto, o acesso aos serviços de saúde é restrito, aqueles que conseguem atendimento encontram dificuldade para ter suas necessidades plenamente atendidas. Existe uma insatisfação devido à formação limitada dos profissionais de saúde para atendimento a PCD, contudo não há consenso sobre a melhor forma de modificar esse panorama. Uma possibilidade seria inserir disciplinas específicas que abordem essa temática nas graduações em saúde. Objetivo: descrever a compreensão dos discentes e docentes dos cursos de graduação em saúde acerca de disciplinas que abordem a saúde da PCD. Metodologia: foram analisados 5 Projetos Pedagógicos de Curso de uma Universidade pública, buscando disciplinas que discutem a temática. Em seguida, alunos e docentes foram questionados sobre compreensão em relação às disciplinas encontradas e contribuições destas no processo formativo. Está pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa da UNIVASF sob nº do CAAE: 70590817.1.0000.5196. Resultados: foram identificadas oito disciplinas de cursos diferentes. Para docentes, a inclusão de disciplinas específicas pode ser um caminho de inclusão, mas, não garante atendimento inclusivo. Junto aos discentes, também apontaram necessidade de mais disciplinas específicas. Os discentes ressaltaram que o estágio favorecendo contato com a PCD durante a graduação, é extremamente necessário para atendimento em saúde. Conclusão: foi percebida uma mudança de estereótipos após os discentes concluírem essas disciplinas, entretanto não se sentiram preparados para atendimento desse público, demonstrando uma necessidade de mais disciplinas e vivências neste assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.