CONHECIMENTO DE PRÁTICAS DE PRIMEIROS SOCORROS REALIZADAS POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13623218Palavras-chave:
Primeiros socorros, urgências pediátricas, acidentes escolares, Lei LucasResumo
No espaço escolar, onde comumente acontecem acidentes com crianças e adolescentes, os responsáveis por prestar os primeiros socorros são os professores. No entanto, nem todos estão preparados para essas situações, o que pode acarretar em atraso no acionamento do socorro especializado e na realização de um cuidado imediato que poderá aumentar a sobrevida e evitar sequelas futuras. Dessa forma, objetiva-se avaliar o conhecimento de práticas de primeiros socorros realizadas por professores da rede pública de ensino, e verificar o conhecimento dos gestores escolares sobre a Lei Lucas e sua aplicação no município de Paulo Afonso, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com delineamento transversal, realizada com professores e gestores de escolas e creches do município. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, por meio de dois questionários on-line semiestruturados, enviados a partir de correio eletrônico e redes sociais de comunicação, como o Whatsapp. O primeiro deles versava sobre conhecimentos de primeiros socorros, respondido por 47 professores, sendo 12 homens e 35 mulheres. O segundo era voltado para os conhecimentos sobre a Lei Lucas, respondido por 17 gestoras, todas mulheres. Com base nos dados obtidos, foi possível reconhecer um baixo conhecimento acerca do manejo correto de intercorrências possíveis no contexto escolar pelos professores. Além disso, apesar de uma boa difusão acerca da Lei Lucas, há uma baixa efetividade na aplicação dela no município pesquisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.