DESIGUALDADES DE TERRITÓRIO, SEXO, RAÇA E RENDA
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE INGRESSANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12628298Palavras-chave:
Ensino Superior, Desigualdades, IngressoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar características de ingressantes em uma universidade pública da Bahia, articulando os marcadores de território, raça/cor da pele, sexo e renda à diversidade de cursos oferecidos, bem como estimar possíveis fatores associados à escolha do curso por parte dos estudantes. Trata-se de uma investigação sobre processos de inserção e adaptação ao ensino superior durante os primeiros semestres de graduação, que acompanhou as trajetórias de estudantes de 2018 a 2022. A metodologia adotada é de natureza quantitativa descritiva e analisa estatisticamente um banco de dados sobre o perfil sociodemográfico de 908 ingressantes em 28 cursos, no ano de 2018, buscando também identificar fatores associados à escolha do curso por parte dos alunos. Os resultados reforçam a relevante função social das universidades estaduais, confirmada pela ocupação predominantemente regionalizada das vagas, com significativa presença de estudantes de baixa renda. Os testes de associação realizados apontam para uma tendência geral de maior presença feminina nas licenciaturas e em alguns cursos da área da saúde, ao lado de uma baixa presença em cursos de engenharia e exatas de maior concorrência. Do ponto de vista racial, a maior representação de estudantes negros concentrou-se também em cursos de licenciatura, sendo menor em cursos de maior prestígio social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

