METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
CONTRIBUIÇÕES INTERPRETATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13623231Palavras-chave:
Formação Docente, Metodologias Ativas, Análise de conteúdoResumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Elaborou-se e implantou-se uma Unidade Didática com discentes do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Palmas - PR, tendo como foco refletir sobre a importância das metodologias ativas e a sua relação com a formação docente. Partindo-se da premissa de que as metodologias ativas podem ser um dos modos de encaminhar a formação profissional, estimulando o aluno a problematizar, refletir, criar e a transformar, o objetivo central da pesquisa foi analisar a importância das metodologias ativas de aprendizagem, relacionando-as à formação inicial docente. Assim, a pergunta que moveu esta investigação foi: As metodologias ativas de aprendizagem constituem-se alternativas potencialmente significativas para o processo de formação inicial de professores de Biologia? Metodologicamente, este estudo tem abordagem quali-quantitativa e é pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo os dados coletados por meio de seminários, entrevistas individuais e/ou grupo focal e avaliação escrita. Os resultados deste trabalho foram positivos, pois os discentes, por meio de seus argumentos, demonstraram indícios de aprendizagem; contudo, foi possível observar que eles necessitam de maior compreensão sobre conceitos e técnicas de aplicação das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.