TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UMA ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO DOS TUTORES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVASF

Autores

  • Carlos Eduardo Souza de Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ariadne Helena Pequeno de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Keila Moreira Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Tutoria, Educação à Distância, Mediação, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo discorre sobre o sistema de tutoria na Educação a Distância. O tema é considerado no contexto da modalidade de ensino a distância, e privilegia a autopercepção dos tutores especialmente seu papel e sua importância. O trabalho deste profissional é visto como de suma importância, uma vez que o mesmo é responsável pela mediação e construção do conhecimento nos ambientes virtuais de aprendizagem, auxiliando os alunos, dando o apoio necessário para que as limitações impostas pela distância possam ser superadas. O trabalho analisa a perspectiva dos tutores da Universidade Federal do Vale do São Francisco com relação à sua atuação nos cursos de pós-graduação a distância da referida instituição. A análise foi realizada a partir da utilização de um questionário. Dessa forma, foi possível traçar algumas considerações relacionadas às atitudes que o tutor deve apresentar, tendo em vista o desenvolvimento de um bom trabalho junto aos alunos e professores na educação a distância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Souza de Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

     

  • Ariadne Helena Pequeno de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

     

  • Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA)

    Prof. do Colegiado de Engenharia da Produção

  • Keila Moreira Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Clínica Veterinária (USP)

    Profa. do Colegiado de Medicina Veterinária

     

Downloads

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO DOS TUTORES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVASF. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/273

Artigos Semelhantes

1-10 de 554

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.