Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia
um estudo no campo da moral e da ética
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14535754Palavras-chave:
Estudante de Psicologia, Projeto de vida profissional, Moral e éticaResumo
Esta pesquisa objetivou analisar e comparar, na perspectiva da moral e da ética, as concepções e valores construídos por estudantes de Psicologia da UNIVASF acerca da formação acadêmica, verificando quais são os seus projetos profissionais. O projeto de vida profissional foi pensado como sendo o que os estudantes querem ou esperam do futuro, os meios considerados para atingir o que almejam, além dos fatores sociais que podem estar subjacentes a essas perspectivas de vida profissional. A amostra foi de 50 alunos de Psicologia, sendo 18 do primeiro período, 16 do quarto período e 16 do oitavo período. A coleta foi realizada na universidade onde estudam os participantes. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e com frases incompletas para que eles completassem de acordo com suas concepções. As categorias das respostas dos participantes da pesquisa foram formuladas com a finalidade de tornar possíveis as análises que se pretendiam realizar, e o tratamento dos dados englobou as análises qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram um entendimento dos futuros profissionais da psicologia do seu papel social a partir de uma prática que visa o cuidar efetivamente do outro, aceitando-o legitimamente, e, ao mesmo tempo, uma preocupação com a falta de conduta moral e ética que vêm identificando nos profissionais atuantes na área. Esta pesquisa pretendeu acrescentar às investigações sobre projeto de vida um estudo sobre projeto de vida profissional, o qual certamente acrescentará dados importantes à compreensão do caminho que está sendo traçado para a sociedade pelos profissionais nela inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

