COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS

COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS E EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Luciana Pimentel UFRN
  • Madson Dantas UFRN
  • Juliana Pimenta UFRN
  • Diorgenes Santos UFRN
  • Simone Moreira UFRN

Palavras-chave:

Comunicação más notícias, Relação médico-paciente, Educação Médica

Resumo

A comunicação é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se, portanto, que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicação de más notícias. Na UFRN, o projeto de extensão Dying tenta suprir essa lacuna na formação médica, propondo-se ao ensino de comunicação de más notícias, como também a refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica.  O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto Dying acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação.  A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Participam do projeto 20 alunos da graduação de Medicina da UFRN por semestre. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes/relevantes do projeto e (3) autoavaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para uma maior aproximação com a temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica, como também para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de Medicina.

 

 

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Biografias do Autor

  • Luciana Pimentel, UFRN

     Mestre em Ensino na Saúde (UFRN)

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Madson Dantas, UFRN

    Graduando em Medicina

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Juliana Pimenta, UFRN

    Graduanda em Medicina

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Diorgenes Santos, UFRN

    Graduando em Medicina

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Simone Moreira, UFRN

    Doutora em ciências da saúde (UFRN)

    Professora associada do Departamento de medicina clínica da UFRN

Publicado

2020-04-17

Edição

Secção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Como Citar

COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS: COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS E EDUCAÇÃO MÉDICA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 84-102. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1028

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