SABERES DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO E ABARÉ SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Palavras-chave:
Adolescência, Educação sexual, Escola, FamíliaResumo
O objetivo desse estudo foi identificar os saberes trazidos por estudantes da rede pública de ensino das cidades de Juazeiro e Abaré (Estado da Bahia) sobre o tema educação sexual a fim de promover um levantamento diagnóstico dos conhecimentos adquiridos por jovens nessa temática em particular, especialmente nos âmbitos familiar e escolar. Um total de 111 estudantes do ensino fundamental foi submetido à aplicação de questionários de autorrelatos, contendo questões abordando essa temática. Os dados obtidos nesses questionários demonstraram que os adolescentes possuem conhecimento ainda limitado sobre métodos contraceptivos, sendo o preservativo masculino o mais citado pelos estudantes. A maior parte dos estudantes destacou receber orientação sexual nos âmbitos familiar e escolar. Entretanto, as conversas particulares com grupos de amigos constituíram a principal fonte de busca de informações e atualizações procuradas pelos estudantes nos temas em questão. No que tange aos impactos de uma gravidez precoce e indesejada, os estudantes apontaram a interrupção dos estudos, mudanças drásticas da vida e perda das facilidades como principais consequências sobre a vida de um adolescente. Dessa forma, a criação de espaços de debates e reflexões envolvendo família e escola deve ser uma prioridade para sanar potenciais carências e limitações de informações sobre educação sexual, visando à construção de uma resposta social com vistas à superação das relações de vulnerabilidade a questões envolvendo orientação sexual e suas implicações entre jovens estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

