A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
PIBID, Docência, Formação Inicial, PedagogiaResumo
A investigação realizada, descrita no presente artigo teve como objetivo compreender a importância do PIDID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação inicial, em especial na formação do Pedagogo, bem como expor a influência do PIBID, enquanto política de formação docente. Para tal, foi desenvolvida pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa, com grupo de 19 bolsistas partícipes do programa no ano de 2018/2020, do subprojeto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na unidade Barbacena, do curso de Pedagogia. O cunho qualitativo refere-se a estudo bibliográfico e respostas dissertativas expostas no questionário e o quantitativo deu-se com a coleta de dados, através de meios digitais, devido ao isolamento social e o registro se fez com formulários. É sabido que cursos de graduação e licenciatura incorporam em sua grade curricular estágio supervisionado obrigatório, no entanto, fica o questionamento se apenas o estágio é suficiente na formação do licenciando. A pesquisa contribui para uma reflexão quanto às práticas do Programa Institucional de Iniciação a Docência, bem como a importância da formação continuada para reflexão pratico-teórica sobre as ações docentes na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.