CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE PARA O BEM-ESTAR DE CRIANÇAS E CUIDADORAS DURANTE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
Palavras-chave:
Humanização da assistência, Infância, Hospitalização, Educação médicaResumo
As práticas de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) pretendem melhorar o atendimento ao usuário/a e aos trabalhadores. Referente à atenção em saúde, as ações humanizadoras compreendem um conjunto de princípios e diretrizes que visam uma produção de cuidado além do foco estrito na doença e orientado pelo reconhecimento dos sentidos da experiência individual no processo saúde-doença. Neste artigo serão relatadas as práticas de humanização realizadas por um projeto de extensão vinculado a um curso de medicina no sertão baiano. Foram encontros quinzenais na ala pediátrica do hospital municipal da cidade com o objetivo de desenvolver atividades mediadas por recursos lúdicos, músicas e conversas entre extensionistas, crianças e suas cuidadoras. Com isso, foi possível promover bem-estar e distração da angústia pela hospitalização. Os resultados alcançados articulam-se em dois eixos. O primeiro aponta para as contribuições das ações que potencializaram a integralidade do cuidado junto a crianças hospitalizadas e suas acompanhantes. O segundo remete à formação médica pelo aprimoramento da comunicação, do exercício da empatia e do respeito à alteridade na relação profissional-usuário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

