A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PIBID
CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO
Palavras-chave:
Formação inicial, PIBID, Metodologia ativaResumo
Levando em consideração as vivências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em relação às reuniões, planejamentos e intervenções no ambiente escolar, o presente relato de experiência tem como objetivo descrever o processo de atuação de um ex-bolsista do programa no campo da Educação Física, em uma escola no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, com turmas do Ensino Médio, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. As principais atividades do programa envolveram diagnóstico da escola, reuniões semanais, eventos de ensino sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e realização de cinco ações na escola ao longo do ano de 2019. As ações realizadas foram: 1) Acolhida dos/as alunos/as primeiranistas; 2) Oficina de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística; 3) Oficina de Rugby; 4) 1ª Copa Tiradentes de Futsal; 5) Olimpíada das cores. Foi possível compreender a potencialidade desse programa para a construção de saberes relativos à docência, tendo em vista que colaborou efetivamente no contexto da formação inicial dos/as pibidianos/as, bem como levou para o espaço escolar as metodologias ativas, nas quais os/as alunos/as atuam de uma forma mais dinâmica e participativa.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.