AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDAS NO BRASIL SOBRE HANSENÍASE
Palavras-chave:
Hanseníase, Educação em Saúde, BrasilResumo
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae. Ações de educação em saúde são desenvolvidas, no Brasil, com o intuito de reduzir a sua carga. Este estudo objetivou identificar as ações de educação em saúde que estão sendo desenvolvidas no Brasil sobre Hanseníase nos últimos 10 anos (2010-2020). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Lilacs, Medline e PubMed, utilizando os descritores “educação em saúde”, “hanseníase” e “Brasil” em português e em inglês. Para a estratégia de busca, foi aplicado o operador booleano “AND”. Das 227 produções científicas encontradas, 13 correspondiam aos objetivos desta revisão e foram incluídas para análise. As ações de educação em saúde abordadas nos artigos foram desenvolvidas em oito diferentes estados do Brasil: Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Tocantins, Ceará e Mato Grosso. Dentre os estudos analisados, 69,2% (n=9) das intervenções incluíam menores de 15 anos como público-alvo e nove das sete atividades educacionais eram voltadas para hanseníase e traziam dados da equipe executora, do setor de enfermagem. Em relação à categoria de intervenção, 84,6% (n=11) usaram as metodologias ativas como estratégia para a disseminação do conhecimento sobre hanseníase. Pode-se observar que grande parte das ações foram desenvolvidas para escolares. Além disso, as atividades voltadas para os profissionais de saúde necessitam abranger os agentes comunitários de saúde. Por fim, as maiores frequências de estratégias de educação em saúde são realizadas em municípios de menor porte e com maior cobertura de saúde da família. Essas intervenções devem fazer uso cada vez mais das metodologias ativas na sua execução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

