ATIVIDADES EDUCACIONAIS SOBRE RACISMO E POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Palavras-chave:
Educação, Vídeo, Racismo, Preconceito, MúsicaResumo
Este artigo é uma investigação acerca de atividades audiovisuais educacionais extensionistas realizadas sobre questões relacionadas a temas como o racismo e as políticas de ações afirmativas, tendo como público alunos de duas escolas públicas de ensino médio com diferentes perfis sociais, ambas localizadas no litoral norte paulista. As ações se caracterizaram principalmente pelo uso de textos, imagens e vídeos de curta duração que pudessem propiciar uma reflexão mais profunda sobre os preconceitos raciais e os valores que permeiam a sociedade em que vivemos, tendo em vista estereótipos que são frequentemente naturalizados. As apresentações procuraram utilizar a música como ferramenta para debater e informar acerca luta contra o racismo no Brasil. Em particular, o uso da música “Cota não é esmola” da compositora Bia Ferreira mostrou ser um excelente recurso didático para o debate acerca das cotas raciais. As respostas dadas por um total de 114 alunos a um questionário aplicado após as apresentações nas duas escolas, possibilitaram uma melhor compreensão acerca das opiniões deles sobre os assuntos abordados, bem com permitiram notar que eles têm um interesse considerável por conhecer mais e se informar melhor sobre temas como as ações afirmativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.