ANÁLISE PSICOSSOCIAL DA INTEGRAÇÃO SOCIAL DOS UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Palavras-chave:
Estudantes Universitários, Ensino Remoto Emergencial, Adaptação, Aspectos psicossociais, Contexto pandêmico.Resumo
O presente estudo surge com o intuito de analisar os fatores que influenciam a integração social dos estudantes do 1º semestre dos cursos de graduação da URXX durante o Ensino Remoto Emergencial, assim como as principais dificuldades e formas de enfrentamento empreendidas neste contexto. A pesquisa tem abordagem quantitativa e foi realizada com 67 estudantes ingressantes durante o Ensino Remoto Emergencial, pertencentes aos cursos de pedagogia, letras, teatro, física, engenharia de produção e edificações. Utilizou-se um questionário on-line composto pelos dados sociodemográficos, Escala de Integração Social no Ensino Superior e Escala de Percepção de Suporte Social. Os principais achados do estudo confluem para a visualização das especificidades do Ensino Remoto Emergencial e seus desafios aos estudantes ingressantes, que implicam no enfraquecimento das relações acadêmicas enquanto necessárias fontes de suporte social, no impacto que estas relações acadêmicas têm no equilíbrio emocional, na conexão entre estes aspectos e a satisfação com o rendimento acadêmico, na exigência do desenvolvimento de habilidades adaptativas para a autorregulação do próprio processo de aprendizagem. Sendo assim, problemáticas como a necessidade de adquirir recursos tecnológicos, o planejamento e organização do tempo e ambiente doméstico de estudo, as estratégias de autoliderança no processo de aprendizagem e o fortalecimento dos mecanismos de autodeterminação são intensificados para resistir e obter êxito no rendimento acadêmico. Este estudo contribui no sentido de visualizar os impactos causados pelo Ensino Remoto Emergencial no processo de adaptação dos estudantes ingressantes, o que pode apontar caminhos para o planejamento de ações institucionais, reflexões e debates que auxiliem a tornar este processo menos árduo, diminuindo os níveis de comprometimento emocional, desistência e evasão que este cenário pode acarretar.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.