ENTRE O PLAY E O GAME OVER

POSSIBILIDADES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Autores

  • Willmara Marques Monteiro
  • Thâmillys Oliveira
  • Ricardo Bitencourt IF-Sertão

Palavras-chave:

aprendizagem, didática, avaliação, ensino híbrido

Resumo

Desde as atividades de trabalho, passando pela forma de se estudar e identificar novos conhecimentos, a mediação influenciada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação tendem a expandir suas áreas de atuação. Dessa maneira a concepção do conhecimento tem vindo de diferentes fontes e/ou tecnologias. É válido pontuar que a inteligência, ao longo da história, tem recebido diferentes definições, mas, em sua maioria, tiveram como base o raciocínio lógico e o pensamento matemático. Contrariando esses pensamentos, a teoria das Inteligências Múltiplas, criada por Howard Gardner, mostra como principal argumento que existem distintas inteligências e cada uma possui particularidades que precisam passar por estímulos significativos para serem desenvolvidas. Para tanto procede-se a seguinte metodologia, através de uma pesquisa exploratória, buscou-se neste trabalho analisar os jogos eletrônicos, especialmente os considerados não-pedagógicos, como potencializadores dessas variadas inteligências. Foi realizada uma revisão sobre os jogos e sua importância para formação do indivíduo, e, em seguida, realizada as indicações de jogos específicos para estimular as 8 inteligências identificadas por Gardner. Deste modo, observa-se que os resultados sugerem que os jogos apresentados podem contribuir para o estímulo das inteligências múltiplas, permitindo-nos concluir que a experiência do jogo pode proporcionar momentos de aprendizagem ao jogador.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

MARQUES MONTEIRO, Willmara; OLIVEIRA, Thâmillys; BITENCOURT, Ricardo. ENTRE O PLAY E O GAME OVER: POSSIBILIDADES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 60–80, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1740. Acesso em: 22 jun. 2025.

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