O SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRO E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES

QUE FRAGILIDADES A PANDEMIA DA COVID-19 REVELA?

Autores

  • Aneliana da Silva Prado Universidade Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1424-3033
  • Joanneliese de Lucas Freitas Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

saúde mental, estudante, pós-graduação, covid-19, universidade

Resumo

A saúde mental dos estudantes de pós-graduação tem se tornado objeto de preocupação nos últimos anos em razão de crescente sofrimento psíquico reportado pelos estudantes. O contexto de crise da pandemia da Covid-19 pode intensificar as dificuldades que já vinham sendo enfrentadas e ainda trazer novos desafios. Este trabalho objetiva discutir dados sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação e como a pandemia da Covid-19 pode intensificar as dificuldades que já vinham sendo enfrentadas. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, alguns dados de saúde mental de estudantes são discutidos em relação à estrutura da pós-graduação brasileira, e posteriormente articulados com o contexto pandêmico. Como resultado da revisão, observa-se que fatores institucionais e de infraestrutura da pós-graduação, insegurança socioeconômica, incerteza quanto ao futuro profissional, cobrança por produtividade, e qualidade da relação entre orientador e orientando destacam-se como pontos de atenção em relação à saúde mental desses estudantes. Compreendemos a complexidade da saúde mental e a impossibilidade de se assinalar relações causais que expliquem o sofrimento psíquico. Não obstante, identificar esses fatores pode ser útil para o planejamento de políticas públicas de inclusão e permanência na pós-graduação, bem como ações de promoção, prevenção e cuidado da saúde mental desses estudantes, especialmente no contexto pandêmico. Destarte, as fragilidades acima elencadas, já presentes no sistema de pós-graduação brasileiro e intensificados pela pandemia, apontam para a necessidade do cuidado em âmbito coletivo, por meio da implementação e fortalecimento de políticas públicas no âmbito educacional e científico e estruturação de ações institucionais envolvendo, por exemplo, a promoção de relações colaborativas, o apoio a estudantes mulheres, o suporte a estudantes que estão longe de suas famílias, o oferecimento de suporte social e emocional e, especialmente na pandemia, a inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Aneliana da Silva Prado, Universidade Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Psicologia na UFPR. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPR. Psicóloga pela UFPR. Licenciada em Letras Português e Inglês pela UTFPR. Psicóloga no IFPR-Campus Curitiba.

Joanneliese de Lucas Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPR. Doutora em Psicologia e mestre em Psicologia do Desenvolvimento no contexto sociocultural pela Universidade de Brasília (UnB). Psicóloga  pela UnB.

Publicado

2022-08-12

Como Citar

da Silva Prado, A., & de Lucas Freitas, J. (2022). O SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRO E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES: QUE FRAGILIDADES A PANDEMIA DA COVID-19 REVELA?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 660–695. Obtido de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1839

Edição

Secção

Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras