A BASE SOCIOECONÔMICA DO MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO
UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DIALÉTICA
Palavras-chave:
educação, Santa Catarina, Economia, Agenda empresarialResumo
O estudo aborda os principais aspectos fenomênicos apontados como justificativa para a realização do Movimento Santa Catarina pela Educação (MSCE), liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na última década, o movimento vem desenvolvendo ações que privilegiam a agenda empresarial na educação catarinense face às reestruturações da chamada economia global 4.0. Tem por objeto evidenciar a dimensão socioeconômica do MSCE, buscando desvelar a retórica apregoada em seu interior. O estudo, de natureza documental e bibliográfica, adota como procedimento metodológico a seleção e transcrição de audiovisuais (reportagens, entrevistas, palestras e eventos) disponibilizados no canal oficial da FIESC na plataforma YouTube, bem como estudo de documentos presentes no site do MSCE até o ano de 2021. Com fundamento na perspectiva histórico-dialética, conclui- se que as relações entre o público e o privado na educação possuem muitas facetas e configurações, sendo gestadas por sujeitos (individuais e coletivos) cada vez mais articulados em redes locais e/ou globais com diferentes níveis de influência e abrangência.
Palavras-chave: Educação. Santa Catarina. Economia. Agenda empresarial.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.