A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO MITIGANTE DE CRIMES AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12599562Palavras-chave:
Educação Ambiental, Crimes Ambientais, Legislação Ambiental, Sustentabilidade, Meio AmbienteResumo
Este trabalho explana sobre as diversas ações constantes de pessoas que de alguma forma prejudicam o meio ambiente, provocando danos desastrosos para a humanidade atual e futura. Aborda também sobre a legislação ambiental brasileira e crimes ambientais. Neste sentido, surgiu uma inquietação se o uso da Educação Ambiental pode ser utilizado como instrumento conscientizador e transformador desses conflitos, com o intuito de minimizar tais ações criminosas e assim, manter um equilíbrio entre as partes. Logo, o objetivo principal deste artigo é apresentar a educação ambiental como instrumento mitigante de crimes ambientais. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico qualitativo, com recorte temporal dos últimos 8 anos como fonte da literatura principal, caracterizado assim como revisão sistemática da literatura em discussões diversas como uma forma alternativa apaziguadora entre a Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Crimes Ambientais. Desta forma, a análise teve um direcionamento e inferência voltados para a elucidação da importância da Educação Ambiental e sua disseminação na sociedade para o combate às ações antrópicas ilícitas à natureza, o que nos leva a considerar um instrumento poderoso no enfretamento aos crimes contra o ecossistema.
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