ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA
UMA REVISÃO
Palavras-chave:
Aprendizagens socioemocionais, Base Nacional Comum Curricular, Competências socioemocionais, Educação socioemocional, Primeira infância.Resumo
As aprendizagens socioemocionais aplicadas desde a primeira infância são capazes de potencializar o sucesso profissional, pessoal e social dos indivíduos na fase adulta. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura para compreender a importância de construir um ambiente promotor de educação socioemocional desde a primeira infância. Em um levantamento da literatura em julho de 2022, foram selecionados 11 artigos incluídos segundo os critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos verificou-se que 54% demonstraram a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a primeira infância, 28% consideraram importante a participação da família e docentes para a promoção das competências socioemocionais, 18% julgaram importante a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para aprendizagem das habilidades socioemocionais. Portanto, conclui-se que quando as crianças aprendem a identificar e gerir suas emoções e a reconhecer as emoções dos outros indivíduos por meio da ludicidade, promovendo experiências significativas desde a tenra idade é possível promover a educação socioemocional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.