PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
INTERSETORIALIDADE, INTEGRALIDADE, FORMAÇÃO, GESTÃO E ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Palavras-chave:
Promoção da Saúde em Meio Escolar, Capacitação Profissional, Gestão em Saúde, Intersetorialidade, Integralidade em SaúdeResumo
A saúde e a educação são os parceiros necessários e privilegiados para promover saúde; unidades de saúde e escolas são espaços que contribuem para a construção de valores humanos, crenças, conceitos, concepções diferentes de se conhecer e conhecer o entorno. Sendo assim, objetiva-se relacionar as atividades de formação dos profissionais de saúde atuantes no PSE nas Regionais de Saúde que compõem a Macrorregião Oeste do Estado do PR e descrever como avaliam os profissionais de saúde a sua atuação no PSE, assim como se esta atuação se pauta nos princípios da integralidade, intersetorialidade e promoção da saúde. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 59 profissionais da saúde, sendo que destes: 50,8% atuaram no PSE no ciclo 2017-2018. Evidenciou-se que 70,0% dos entrevistados nunca fizeram um curso de formação, aperfeiçoamento ou especialização sobre o tema. A principal dificuldade encontrada para a implantação das ações do PSE, refere-se à dificuldade de articulação intersetorial e elevada rotatividade de gestores 73,4%. Quanto à organização e desenvolvimento das ações entre as Secretarias de Saúde e Educação, 50,0% referiu que às vezes é discutida e implementada conjuntamente. Com relação ao monitoramento e avaliação do PSE, 70,0% ressaltou que são realizadas. Conclui-se a necessidade de formação dos profissionais que atuam nas ações do PSE, de modo a contribuir consideravelmente para a formação integral dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.