O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO
A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Palavras-chave:
Capoeira, Cultura, EducaçãoResumo
A Lei n. 10.639/2003 estabeleceu para o currículo da educação básica nacional a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira. Nesse sentido, as práticas esportivas, como a capoeira, devem incorporar a educação básica a fim de viabilizar, por meio da Educação Física, perspectivas interdisciplinares para a construção de saberes teóricos e práticos voltados à promoção do conhecimento. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o ensino da Educação Física como mecanismo interdisciplinar de promoção de conhecimento mediante a prática da capoeira e, paulatinamente, de políticas públicas baseadas no respeito à igualdade. Para tanto, a trajetória metodológica adotada para pesquisa preconiza a abordagem dedutiva, baseada nos métodos de procedimento bibliográfico e documental, a partir da reunião de artigos científicos e legislação que discutem a importância da Educação Física para o respeito à cultura africana e afro-brasileira, bem como para a promoção do conhecimento no âmbito escolar. Compreende-se que por meio da prática da capoeira no ambiente escolar, a aprendizagem acerca da história e cultura afro-brasileira é viabilizada, sendo possível trabalhar questões sociais e históricas dentro das salas de aula, posto- que a Educação Física engloba perspectivas interdisciplinares que contextualizam com outras disciplinas através da prática do esporte. Por fim, é possível observar que a utilização de práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Educação Física em uma interlocução com o ensino da cultura afro-brasileira é uma pauta importante para o currículo da educação brasileira, especialmente no que concerne à disseminação de conhecimento histórico, cultural, social e esportivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.