ENSINO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MEDICINA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11958395Palavras-chave:
medicina, graduação, lgbtqia , saúde, nordesteResumo
O ensino na graduação de medicina tem, até os dias atuais, uma base cisheteronormativa, focando o aspecto biológico do sujeito e excluindo questões culturais, sociais e subjetivas, estas que são de extrema importância no processo do cuidado. Com isso, o estudo tem como objetivo analisar o ensino de gênero e sexualidade nas universidades públicas de medicina inseridas no Nordeste por meio do levantamento dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) que incluem a temática. Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo e de análise documental, realizado por meio da análise de PPCs, obtidos no sítio eletrônico, dos cursos de medicina das universidades públicas dos estados da região nordeste, entre setembro de 2022 a março de 2023. A amostra foi de 38 PPCs, sendo 27 (71,1%) de universidades federais e 11 (28,9%) de universidades estaduais. Observou-se que dos 38 PPCs, 23 (60,5%) falam sobre gênero e sexualidade e 15 (39,5%) não tratam da temática, entre eles, 17 (74%) em disciplina obrigatória, 4 (17,3%) optativas e 2 em ambas (8,7%). Observou-se que 60,5% das universidades federais e estaduais do Nordeste citam a temática de gênero e/ou sexualidade nos PPCs dos cursos de medicina. Entende-se necessário que a temática seja inserida no ciclo básico e clínico do curso, para que promovam um olhar os pacientes de forma humanizada e integralizada, para além do corpo biológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.