AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13144301Palavras-chave:
Formação inicial, Geometria, Avaliação, Aula investigativaResumo
O Ensino de Geometria tem sido negligenciado no contexto escolar em detrimento de outras áreas da Matemática. Apesar de sua importância, isso ocorre devido a vários motivos, como, por exemplo, as inconsistências na formação de professores. De igual forma, a avaliação tradicional (somativa) apresenta-se como preponderante no contexto escolar até a atualidade. Visando discutir e (re)pensar sobre tais questões, no presente estudo objetivamos refletir a respeito de como a mediação de processos de ensino-aprendizagem, realizada entre pares, pode contribuir para um (re)pensar do Ensino de Geometria e dos processos de avaliação da aprendizagem. Para isso, trazemos um relato descritivo a respeito de uma experiência interdisciplinar em um curso de licenciatura em Matemática de um Instituto Federal paulista. Metodologicamente, compomos a nossa base teórica a partir de uma revisão narrativa e, a partir dela, delineamos, aplicamos e refletimos a respeito de uma proposta de ensino com base em pressupostos da pesquisa-ação e de uma perspectiva de aulas investigativas. Nossos resultados apontam para potencialidades desta abordagem na formação inicial de professores. Ademais, entendemos que ao deslocarmos a avaliação da aprendizagem para o âmbito do ensino, abrem-se margens para um (re)pensar sobre a prática docente e as metodologias, instrumentos e abordagens concernentes. Concluímos que, apesar das lacunas no desenvolvimento da experiência relatada, há uma grande potencialidade em mobilizar tais aspectos na formação inicial de professores, principalmente ao mobilizar o diálogo entre o Ensino de Geometria e os pressupostos teórico-metodológicos da Avaliação Educacional.
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