USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15168122Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Aprendizagem significativaResumo
A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino que contribui significativamente para a inserção de diversos profissionais no mundo do trabalho, tanto na área da saúde como em outras esferas do ensino. O curso técnico em radiologia é tido como uma oportunidade em que o aluno pode desenvolver uma série de habilidades como saberes relacionados à anatomia e fisiologia humana, resolução de situações-problemas, trabalho em equipe, tecnologias da informação e da comunicação e ética profissional. O ensino com uso de Metodologias Ativas e o auxílio das Tecnologias Educacionais foi escolhido como ferramenta capaz de fornecer um suporte para o ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo desse estudo foi relatar, à luz da aprendizagem significativa, o uso de tecnologias educacionais e a aplicabilidade das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem em curso técnico de radiologia. Trata-se de um relato de experiência, na qualidade de pesquisa qualitativa descritiva, referente a dois períodos, setembro à outubro de 2022 e julho à setembro de 2023. Os discentes apresentaram boa aceitação, desenvolvendo sua capacidade de pensar, interagir e se expressar diante dos diferentes contextos do dia a dia. Foi possível inserir na sala de aula metodologias ativas, como o kahoot, mapa mental, nuvem de palavras (brainstorming), estudo de casos, atividade em equipe e o quiz. Ficou evidente que certamente ainda há um caminho longo a percorrer para a implementação prática de metodologias ativas no ensino técnico, uma vez que a realidade é marcada pelo tradicionalismo hegemônico das práticas de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

