Formação docente e uso pedagógico das tecnologias digitais: reflexões a partir de uma revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
Formação continuada, educação básica, ciencias e linguagensResumo
O objetivo principal deste artigo correspondeu em analisar de forma sistematizada as produções científicas nacionais acerca da temática ‘formação docente articulada com o uso das tecnologias digitais’, bem como ampliar as discussões de modo a estabelecer o estado da arte inerente a temática. Foi estabelecido o repositório online da Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD) como base de dados a ser consultada, com recorte temporal de 2017 a 2021. O levantamento inicial contabilizou 143 estudos, os quais 39 foram considerados elegíveis para uma segunda etapa de levantamento e seleção aprimorada, resultando no quantitativo final de 13 publicações. Os resultados apontaram lacunas nos cursos de formação docente devido à carência de investimento em políticas públicas educacionais que propiciem esses processos formativos para a inclusão e apropriação digital, e no que se refere ao cenário pandêmico, diante tantas incertezas, os professores se tornaram protagonista na busca por autoformação para garantir a continuidade das atividades escolares.
Downloads
Referências
ALGARVE, Fabia Lima. Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional. 2021. 165p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/21256. Acesso em: 05 de jan. 2025.
ALMEIDA, Danielly de. Representações de professores de língua inglesa sobre o uso de tecnologias para o ensino: (re)significações e movimentos de mudança. 2017. 157p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000213524. Acesso em: 05 de jan. 2025.
ANDRADE, Bárbara Luíza da Silva. Formação de professores de línguas e o letramento digital: o uso das TDICs no contexto de graduação. 2021. 116p. Dissertação (Pós-graduação em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/37515. Acesso em: 05 de jan. 2025.
ANDRADE, Belisa Rabelo Dourado de. O potencial didático-pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação e a formação de professores de geografia para o seu efetivo uso na educação básica. 2019. 105p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte-MG. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_BelisaRabeloDouradoDeAndrade_8184.pdf. Acesso em: 05 de jan. 2025.
ARAÚJO, Giovanna Cristina Stoppa. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs): uma análise dos egressos de um curso de Pedagogia EAD sobre o uso dessas ferramentas na formação e atuação profissional. 2020. 101p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13810. Acesso em: 05 de jan. 2025.
BARBETA, Cláudia de Faria. Tecnologias digitais de informação e comunicação na construção do trabalho docente com a linguagem. 2017. 187p. Tese (Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212174. Acesso em: 05 de jan. 2025.
BARROS, Walter Vieira. Letramentos digitais: um estudo com a mediação do smartphone no estágio supervisionado de língua inglesa no Ensino Médio. 2019. 291p. Dissertação (Pós-graduação em Linguagem) – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande-PB. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6854. Acesso em 4 de jan. 2025.
BLAUTH. Ivanete Fátima. Um processo de pesquisa-formação: diálogos sobre currículo escolar, tecnologias digitais e conhecimentos de professoras. 2021. 223p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande-MS. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4010. Acesso em 05 de jan. 2025.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CAMILOTTI, Dirce Cristiane. Pesquisa-formação com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: emancipação coletiva para uso de artefatos tecnológicos digitais no ensino de ciências. 2020. 318p. Tese (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4396. Acesso em 1 de jan. 2025.
CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. TIC: considerações sobre suas influências nas distintas gerações e na escola contemporânea. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica – EPCT, Anais... 7 ed., 2021. Campo do Mourão, PR. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vii_epct/PDF/CIENCIAS_HUMANAS/Pedagogia/14_ragcibottoartigocompleto.pdf. Acesso em: 1 jan. 2025.
CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. TPACK – Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/34615/pdf. Acesso em: 3 jan. 2025.
CRUZ, Ninna Carla Zamariolli de Araújo . A formação de professores para o uso de novas tecnologias: estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES. 2019. 120p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/196539. Acesso em 4 de jan. 2025.
DIAS, Maria Lúcia. A competência adquirida no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores das licenciaturas em ciências biológicas, física e química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): um estudo de caso. 2018. 139p. Tese (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189056. Acesso em 2 de jan. 2025.
DRAEGER, Deysielle Inês. Conhecimento pedagógico tecnológico de conteúdo (TPACK) de professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio frente ao contexto pandêmico. 2021. 166p. Tese (Pós-graduação em Educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/215155. Acesso em: 05 de jan. 2025.
FARIA, Paulo. Revisão sistemática da literatura: contributo para um novo paradigma investigativo, metodologia e procedimentos na área da educação, aplicação prática aos temas desenvolvimento profissional docente e inovação educativa com tecnologias digitais. Edição do Kindle. 1 ed. - Santo Tirso: WhiteBooks, 2016, 120 p.
FETTERMANN, Fernanda Almeida. O uso de tecnologias digitais na formação de professores sobre a temática saúde. 2020. 163p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-(RS). Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/210695. Acesso em: 05 de jan. 2025.
FONSECA, Karla Helena Ladeira. Tecnologias digitais na educação: possibilidades para a formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 221p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG. Disponível em: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28136. Acesso em: 05 de jan. 2025.
FREITAS, Fabiana Martins. Tecnologias de informação e comunicação na formação docente: uma abordagem pedagógica com ferramentas digitais. 2020. 209p. Dissertação (Pós-graduação em Formação de Professores) – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande (PB). Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3692. Acesso em 6 de jan. 2025.
GONÇALVES, Franciane Braga Machado. Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa. 2021. 102p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa-PR. Disponível em:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020. Acesso em 05 de jan. 2025.
GUIMARÃES, Cláudia Gomes Silva. Multiletramentos na formação continuada de professores: agência e a perspectiva da aprendizagem pelo design. 2020. 183p. Tese (Doutorado em Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642190. Acesso em 01 de jan. 2025.
HERCULANO, Etiane Valentim da Silva. Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais: elementos para uma prática formativa inovadora. 2020. 207p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36359. Acesso em 03 de jan. 2025.
IGLESIAS, Karen Soares. Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: quais contribuições? quais desafios? 2020. 214p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Santos-SP. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6201. Acesso em: 05 de jan. 2025.
KAIRALLAH, Sthefanie Kalil. Professores de inglês da rede pública na Cultura Digital: mapeando suas percepções acerca da tecnologia e da competência digital. 2020. 132p. Dissertação (Pós-graduação em Linguística) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/192605. Acesso em: 05 de jan. 2025.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, Anne Caroline Araújo. Multiletramentos na formação do(a) professor(a) de língua portuguesa. 2018. 218p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31662. Acesso em: 05 de jan. 2025.
MARFIM, Lucas. Sociedade informacional entre demandas e contradições: os limites e as potencialidades para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação às práticas educativas na formação inicial do pedagogo - estudo de caso junto aos licenciandos da Universidade Federal de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos-SP. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50215. Acesso em: 05 de jan. 2025.
MELLO, Etiene Caroline Farias. O uso de tecnologias nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental II em Foz do Iguaçu/PR. 2018. 158p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu-PR. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4086. Acesso em: 05 de jan. 2025.
MEOTTI, Madalena Benazzi. Os multiletramentos na formação continuada: uma pesquisa-ação crítica colaborativa com tecnologias digitais de informação e comunicação. 2020. 325p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel-PR. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4799. Acesso em: 05 de jan. 2025.
MOHER, David; SHAMSSER, Larissa; CLARKE, Mike; GHERSI, Davina; Liberati, Alessandro; PETTICREW, Marca; SHEKELLE, Paulo; Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, n. 1, p. 1–9, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1. Acesso em: 05 jan. 2025.
NASCIMENTO, Gessica. Realidade aumentada no ensino da química submicroscópica: alguns aspectos a serem considerados para o planejamento de atividades na educação básica. 2021. 59p. Dissertação (Pós-graduação em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/229481. Acesso em: 05 de jan. 2025.
NASCIMENTO, Selma Maria Silva. Formação de professores na cultura digital: construção de concepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo. 2017. 233p. Tese (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172471. Acesso em: 05 de jan. 2025.
NOGUEIRA, Silvia Cristina Gomes. Do currículo oficial do Estado de São Paulo ao Currículo+: o (multi) letramento digital na formação dos professores de língua inglesa do Ensino Médio. 2017. 13p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos-SP, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50198. Acesso em: 05 de jan. 2025.
NORA, Marcia Dalla. Formação inicial de professores de Matemática no âmbito das tecnologias digitais de informação e comunicação. 2020. 164p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo-RS. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9513. Acesso em: 05 de jan. 2025.
PADILHA, Rafaela. O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra. 2018. 175p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) - Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul-RS. Disponível em https://repositorio.ucs.br/11338/4235. Acesso em: 05 de jan. 2025.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 05 de jan. 2025.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189130424002.pdf. Acesso em: 05 de jan. 2025.
RICHITELI, Aurélio Alberto. Políticas para a inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública. 2017. 160p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG). Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/449. Acesso em: 05 de jan. 2025.
RIOS, Maria de Fátima Serra. Letramento digital no ensino fundamental: a intencionalidade educativa de seu design pedagógico. 2018. 189p. Tese (Pós-graduação em Educação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-151940/. Acesso em: 05 de jan. 2025.
RODRIGUES, Jacinta Antônia Duarte Ribeiro. Da lousa à tela: o uso de objetos digitais de aprendizagem no ensino de Ciências. 2021. 147p. Dissertação (Pós-graduação em Formação de Professores) – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3748. Acesso em: 05 de jan. 2025.
RODRIGUES, Renata Udvary. Geometria e ensino híbrido... você já ouviu falar? uma formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2019. 240p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22739. Acesso em: 05 de jan. 2025.
ROSA, Gisele Schneider. Formação continuada em tecnologias na educação: o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba. 2020 136p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/69327. Acesso em: 05 de jan. 2025.
RUFATO, João Antônio. Práticas docentes na educação básica em tempos de Covid-19: implicações para o processo de formação continuada e condições de trabalho no ensino remoto. 2021. 184p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba-PR. Disponível em:
https://repositorio.uninter.com/handle/1/601. Acesso em: 05 de jan. 2025.
SANTOS, Willian Lima. Cenários virtuais de aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no Ensino Fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/14785. Acesso em: 05 de jan. 2025.
SANTOS, Willian Lima; FERRETE, Anne Alilma; ALVES, Manoel Messias Santos. Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação (UFSM), v. 46, n. 1, p. 21-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/44201/pdf. Acesso em: 05 de jan. 2025.
SILVA, Marcela Souza. Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação Básica. 2020. 147p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/193460. Acesso em: 05 de jan. 2025.
TAVARES, Dayany Sousa. Multiletramentos na formação de professoras/es de línguas. 2019. 90p. Dissertação (Pós-graduação em Língua) – Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás (GO). Disponível em: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/753. Acesso em: 05 de jan. 2025.
VASCONCELOS, Vera Maria Ramos; SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento; SOUZA, Roberta Teixeira. O Estado da arte ou o estado do conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set/dez. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/reveduc/v43n3/1981-2582-reveduc-43-03-e37452.pdf. Acesso em: 05 de jan. 2025.
VIDAL, Nátalia Ferreira. O uso de simulações virtuais em oficinas de formação para professores de ciências da educação básica. 2017. 118p. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Estadual de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6521. Acesso em: 05 de jan. 2025.
VIEIRA, Paulo Luiz. Formação Docente e Tecnologias Digitais: estudo de caso da pedagogia da Unifesp sob enfoque Dialógico. 2017. 256 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos-SP, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50205. Acesso em: 05 de jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.