Percepção de egressos do programa de educação tutorial saneamento ambiental sobre a influência do programa em suas carreiras profissionais

Autores

Palavras-chave:

PET, Carreira, Desenvolvimento profissional

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) tem grande representatividade na formação acadêmica e profissional de seus participantes, podendo ser capaz de propor experiências enriquecedoras que transcendam o ambiente universitário. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos egressos do PET Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco sobre a influência do programa em suas carreiras profissionais. Além disso, busca compreender a situação profissional atual dos ex-participantes e a relação entre as suas trajetórias e experiências vivenciadas no programa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando um levantamento de informações por meio de um formulário eletrônico elaborado na plataforma Google Forms. O questionário continha o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e informações provenientes da plataforma SIGPET, garantindo segurança e confiabilidade dos dados coletados. Os resultados obtidos indicam que o PET Saneamento Ambiental contribuiu de forma positiva não apenas na trajetória profissional dos entrevistados, mas também em seu crescimento pessoal e acadêmico. Os participantes destacaram a aquisição de conhecimentos adicionais, o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, além do incentivo à produção científica e à formação cidadã. O programa se mostrou abrangente, permitindo uma ampla gama de experiências que enriqueceram a carreira dos ex-participantes. Conclui-se que o PET Saneamento Ambiental exerce um impacto eficiente e duradouro na trajetória dos seus egressos, reafirmando a importância de programas de educação tutorial na formação de profissionais qualificados e engajados com questões socioambientais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Isabela Ribeiro Suzano, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2024). De 2021 a 2023, integrou na Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia (LASBTech), onde participou da organização de eventos acadêmicos, como palestras e minicursos, e na criação de conteúdos para mídias sociais voltados para divulgação científica, exercendo a função de diretora de comunicação em 2023. Também foi bolsista do FNDE no PET Saneamento Ambiental no Laboratório de Engenharia Agrícola (LEA) de 2021 a 2024. Possui experiência em análises Físico-Químicas (pH, turbidez e condutividade); Cloretos; Nitrogênio; Sólidos Totais; e Ovos de Helmintos. Em 2023, integrou a equipe Saneamento Básico durante as ações da 48 Etapa do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada FPI-BA, realizando análises laboratoriais e elaboração de laudos de qualidade das águas coletadas.

  • Miriam Cleide Cavalcante de Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora Associada da UNIVASF. Engenheira Química pela Universidade Católica de Pernambuco. Gestor Público em Arranjos Produtivos Locais, e Especialista em Gestão Ambiental. Doutora e Mestre em Engenharia Química UFPE (2015). Engenheira da Companhia Pernambucana de Saneamento (1997 a 2009). Pesquisadora conveniada da Embrapa Semiárido (1998 a 2008). Tutora do Programa de Educação Tutorial Saneamento Ambiental (MEC). Vice Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) desde novembro de 2021. Linhas de pesquisa e experiência em: Valorização de resíduos agrícolas e agroindustriais a partir de tratamentos biológicos; Reuso de biossólidos; Tratamento e Qualidade de água; Tecnologias sócio ambientais apropriadas para a convivência no Semiárido. Líder do Grupo de Pesquisas Saneamento Ambiental em Meios Rural e Urbano no Vale do São Francisco (CNPq). CEO da Startup SANTECBIO.

Referências

AMORIM, M. C. C.; FRANCA, C. L. E. História do PET [DVD]. Dez., 2014.

ANDRADE JÚNIOR, S. R. F.; GIL, G.; ALMEIDA, L. de; ANJOS, M.; OLIVEIRA, J. Impacto do programa de educação tutorial na percepção e expectativas dos discentes do PET Engenharias. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial - Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, p. 34 – 58, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/11432 Acesso em: 21 out. 2025.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Gareschi, P. A. (trad.), 7a edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11180.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2025.

BRASIL. Ministério Da Educação (MEC). Portaria no 976, de 27 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jul., Seção 1, n. Portaria no 976, de 27 de julho de 2010. Estabelece as diretrizes do Programa de Educação Tutorial (PET) no âmbito do Ministério da Educação, p. 103–104, 2010. Disponível em: http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_976_2010.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

COELHO, B. Os diferentes Tipos de Pesquisa – Entenda as características de cada um. METTZER, 2025. Disponível em: https://blog.mettzer.com/tipos-de-pesquisa. Acesso em: 20 out. 2025.

COSTA, L. Da S.; BAQUIM, C. A. O papel do Programa de Educação Tutorial para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal de seus integrantes. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 233–250, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/issue/view/806 Acesso em: 21 out. 2025.

ESPINDOLA, W. A.; DURANTE, L. da S.; OLIVEIRA, A. F. de; SILVA, C. R. C. Programa de Educação Tutorial nos Institutos Federais: um estudo do perfil e atuação de grupos PET. Revista Thema, v. 22, n.3 p.788-806, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/index. Acesso em: 20 out. 2025.

LIMA, L. A. de O.; LIMA, M. A. de O.; ANTUNES, E. de L.; SILVA, L. M. de A.; et al. Programa de educação tutorial (PET) e as contribuições para o desenvolvimento das soft skills de alunos universitários: um estudo com os discentes do PET Conexões de Saberes do ITR/UFRRJ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 10, n. 6, p. 3698–3710, 2024. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14598

LIMA, L. A. de O. de; MENEZES, S. J. M. C. Programa de Educação Tutorial (PET): perspectivas históricas, fundamentos e as contribuições para a minimização da evasão estudantil no nível superior. Cadernos Cajuína, v. 10, n. 3, e1088. https://doi.org/10.52641/cadcajv10i3.1088.

LOPES, T. F.; SILVA, B. V.; CARVALHO, L. S.; VAZ, S. S.; PEREIRA, J. M.; CARVALHO, R. E. F. L. Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 211–217, 2020. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/2913 Acesso em: 20 out. 2025.

MAIO, M. N.; KESTERING, C.; MOREIRA, S. R.; AMORIM, M. C. C. de. PET-Programa de Educação Tutorial: estrutura e ações nas cidades de São Raimundo Nonato-PI, Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 12, n. 20, p. 2–20, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n20p2 Acesso em: 20 set. 2025.

MOREL, L. L.; FERREIRA, N. B.; ALTMAN, J. G.; SILVA, H. G.; CHAVES, E. T.; MARTOS, J. Avaliação dos egressos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Revista da ABENO, v. 20, n. 2, p. 119–130, 2020. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1108 Acesso em: 18 jun. 2023.

PERES, S.; BOSCARIOLI, C.; FERRARI, A.; COSTA, C.; ALVES, C.; SALLES, C. de; BRUSCATTO, G.; SILVA, G.; SILVA, L.; SOUZA, L. F. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Anais [...]. SBC, 2014. p. 249–258. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10979 . Acesso em: 18 jun. 2023.

PET CONEXÕES DE SABERES. PET Saneamento Ambiental. [S. l.], 2011. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~petsaneamento/index.php . Acesso em: 18 jun. 2023.

RYCHESCKI, G. G.; ORTHMANN, B.; VIDOR, A. L.; VIEIRA, F. G. K. Percepção de egressos sobre as contribuições do programa de educação tutorial em nutrição da universidade federal de Santa Catarina na trajetória acadêmica. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial - Três Lagoas/MS, v. 5, n. 5, p. 145-160, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18254 Acesso em: 20 out. 2025.

SOUZA, R. M.; GOMES JUNIOR, S. R. Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1501-1506, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277964729_Programa_de_Educacao_Tutorial_Avancos_na_formacao_em_fisica_no_Rio_Grande_do_Norte Acesso em: 20 jun. 2023.

TAFAREL, J. C.; GOMES, L. C.; TONETTI, G.; SECUNDO, G.; OLIVEIRA, L. M. de; SPADA, L. S.; PUPO, Y. M. 15 Anos do Programa de Educação Tutorial em Odontologia da UFPR: Uma Jornada de Excelência e Inovação. Interference Journal, v. 11, n. 2, p. 3566-3596, 2025. Disponível em: https://interferencejournal.emnuvens.com.br/revista/article/view/254/279 Acesso em: 20 out. 2025.

Publicado

2025-10-27

Como Citar

RIBEIRO SUZANO, Isabela; CAVALCANTE DE AMORIM, Miriam Cleide. Percepção de egressos do programa de educação tutorial saneamento ambiental sobre a influência do programa em suas carreiras profissionais. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–27, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3187. Acesso em: 5 nov. 2025.