O ÍNDIO E SEU ESPELHO VIRTUAL

REFLEXÕES SOBRE A AUTO-IDENTIFICAÇÃO PANKARARU NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Ricardo Bitencourt
  • Juracy Marques
  • Júlio Rocha

Palavras-chave:

Pankararu, Conflitos, Identidade, Educação Indígena

Resumo

O exercício para uma classificação homogeneizante de grupos etnicamente distintos levanta questões a respeito das suas tradições, com rebatimento nos seus processos identitários e territoriais. O que define ser ou não ser índio na contemporaneidade? Contrariando a ossificada e colonizadora ideia da imagem de um “índio original”, que habita predominantemente o processo educacional e político brasileiro, percebe-se a abrangência dessas identidades não só no campo do território físico/geográfico, mas, também, num outro atingido pelas diversas formas e meios de virtualização no Ciberespaço. Nessa direção, percebem-se as intencionalidades jurídicas que, sob o argumento de uma unidade nacional, propõe descasos oficiais em prol da exploração dos territórios tradicionais desses povos, o que é frequentemente divulgado nos espaços de formação oficiais. Ressalta-se, por fim, a importância das mídias livres para a construção de processos educacionais que promovam o reconhecimento de uma imagem de índio baseada numa perspectiva do sentido construído por esses grupos, e não a partir de pressões da ação homogeneizante dos sistemas históricos atrelados a modelos colonizadores, com rebatimento no campo jurídico-formal.

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Publicado

2013-12-23

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

BITENCOURT, Ricardo; MARQUES, Juracy; ROCHA, Júlio. O ÍNDIO E SEU ESPELHO VIRTUAL: REFLEXÕES SOBRE A AUTO-IDENTIFICAÇÃO PANKARARU NA CONTEMPORANEIDADE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 3, n. 4, 2013. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/319. Acesso em: 23 ago. 2025.