Profissionais da saúde em campo
revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
Palavras-chave:
Educação, Educação em Saúde, EnfermagemResumo
O objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.