“Retoques” da indústria criativa e suas visualidades na educação em artes visuais
Palavras-chave:
Indústria criativa, Visualidades, Educação em Artes VisuaisResumo
O padrão de beleza atualmente mostrada e difundida pela indústria criativa, em campanhas publicitárias e em revistas voltadas aos amantes da beleza, sejam essas para o público feminino ou masculino, está bem longe da beleza natural, ou seja, da imagem real de como são constituídos os corpos. Pode-se inferir que a ilusão provocada e difundida por estes meios, interfere na educação visual e estética, na qual o grande responsável é o Photoshop – programa de computador de manipulação de imagem que, por meio de retoques, tira todas as imperfeições, transformando corpos reais em corpos perfeitos e inatingíveis. Por intermédio de análise de visualidades, podemos perceber que a ilusão provocada por essas imagens tem suas consequências no campo educacional. Dessa forma, sugerimos esta abordagem para uso nas instituições educacionais com objetivo de propiciar a discussão sobre o corpo além dos meios midiáticos, na constituição crítica de identidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.