“Retoques” da indústria criativa e suas visualidades na educação em artes visuais

Autores

  • Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Juliana Maria Medrado de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Tayron Juliano Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Indústria criativa, Visualidades, Educação em Artes Visuais

Resumo

O padrão de beleza atualmente mostrada e difundida pela indústria criativa, em campanhas publicitárias e em revistas voltadas aos amantes da beleza, sejam essas para o público feminino ou masculino, está bem longe da beleza natural, ou seja, da imagem real de como são constituídos os corpos. Pode-se inferir que a ilusão provocada e difundida por estes meios, interfere na educação visual e estética, na qual o grande responsável é o Photoshop – programa de computador de manipulação de imagem que, por meio de retoques, tira todas as imperfeições, transformando corpos reais em corpos perfeitos e inatingíveis. Por intermédio de análise de visualidades, podemos perceber que a ilusão provocada por essas imagens tem suas consequências no campo educacional. Dessa forma, sugerimos esta abordagem para uso nas instituições educacionais com objetivo de propiciar a discussão sobre o corpo além dos meios midiáticos, na constituição crítica de identidades.

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Publicado

2012-12-24

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

“Retoques” da indústria criativa e suas visualidades na educação em artes visuais. (2012). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/327

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