Educação permanente no fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador: um relato de experiência
Palavras-chave:
Educação permanente, Vigilância em saúde do trabalhador, Residência multidisciplinarResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de construção e execução de um curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com base nos princípios metodológicos e pedagógicos da Educação Permanente, realizado por profissionais de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador regional e de residentes de um programa de Saúde da Família. O curso foi fundamentado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema ‘Saúde do Trabalhador e Trabalhadora’ e das fragilidades observadas na formação dos profissionais atuantes na Vigilância em Saúde, assim como os materiais didáticos entregues que foram formulados a partir das demandas notadas. A formação foi estruturada no formato híbrido para abranger duas turmas com cerca de 30 participantes cada uma, com catorze aulas teóricas síncronas e remotas, além de uma aula prática com uma inspeção in loco em cada cidade participante. Por fim, foi realizado um seminário de culminância dos aprendizados construídos ao longo do curso. Essa experiência fortaleceu a relação entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e as equipes de Vigilância em Saúde dos municípios de sua abrangência e promoveu mais autonomia para essas equipes realizarem atividades de prevenção de saúde e fiscalização em postos de trabalho.
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