DRP - DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO
UM INSTRUMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE VISTORIA SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO
Palavras-chave:
Vistoria Social, Crédito Fundiário, Agricultores, Diagnóstico Participativo, Comunicação e Extensão RuralResumo
O Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF - é uma política pública do Governo Federal, executada em parceria com os estados e federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais para desenvolver ações complementares de acesso à terra. Esse estudo objetivou investigar a importância da utilização das ferramentas do diagnóstico rural participativo – DRP, na realização da atividade educativa de vistoria social no âmbito do PNCF em 2014, na Unidade Técnica Estadual da Bahia, localizada em Salvador. As atividades foram realizadas em dezessete munícipios distribuídos em dez territórios de identidade. A execução da pesquisa se deu em duas fases. Na primeira, processou-se a coleta dos laudos de vistorias sociais elaborados e apresentados naquele ano pelas equipes técnicas, nos formatos impresso e eletrônico. Na segunda fase, realizou-se entrevistas informais com os atores que emitiram os laudos e, finalmente, a tabulação dos dados coletados. A análise constou de vinte e sete pareceres técnicos, sendo vinte e três favoráveis e quatro desfavoráveis à contratação.do serviço de financiamento para aquisição da terra. Como resultado, essa ação produziu três produtos que se complementam, sendo eles o relatório, que é fundamental para a elegibilidade das famílias que compõem o grupamento, a lista de presença da reunião com assinatura dos pretensos beneficiários e o registro fotográfico da reunião, que encaminhados à Gerência da UTE-BA, permitirá o melhor entendimento das recomendações apontadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.