A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO

NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.

Autores

  • Francisco Carlos Franco PUC-SP
  • Andrea Marinho UNINOVE
  • Renan Antonio da Silva UNESP
  • Luci Mendes de Melo Bonini PUC-SP

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Educação problematizadora, Formação política, Consciência crítica

Resumo

Estuda-se o papel da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), sediada na cidade de Guararema, estado de São Paulo, na vida e na educação de membros de movimentos sociais diversos, incluindo, se aí, o Movimento Sem Terra (MST). O estudo tem como objetivo descrever a educação Escola Nacional Florestan Fernandes por meio das narrativas dos estudantes que demonstram como ocorre a formação de lideranças do Movimento Sem Terra. Este trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa de corte transversal em que, além do material bibliográfico, desenvolveu entrevistas com cinco discentes, uma coordenadora geral e um coordenador pedagógico. Os participantes foram selecionados a partir dos sujeitos que se encontravam na ENFF nos meses de março a abril de 2017. As entrevistas foram de natureza individual e em determinados aspectos foram estruturadas com questões previamente formuladas, mas também como oportunidades de falas abertas. Resultados demonstraram que alunos e educadores buscam a emancipação por meio de uma consciência crítica do papel da educação para um sujeito que crie sua própria história.

 

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Biografias Autor

Francisco Carlos Franco, PUC-SP

Doutor em Educação (PUC-SP)

Andrea Marinho, UNINOVE

Doutora em Educação (UNINOVE)

Renan Antonio da Silva, UNESP

Doutor em Educação Escolar (UNESP)

Luci Mendes de Melo Bonini, PUC-SP

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Franco, F. C., Marinho, A., Silva, R. A. da, & Bonini, L. M. de M. (2019). A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 137–152. Obtido de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446

Edição

Secção

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação