A experiência épico-realista na peça Os Azeredo mais os Benevides, de Oduvaldo Vianna Filho

Autores

  • Luiz Paixão Lima Borges UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14540909

Palavras-chave:

Bertolt Brecht;, Consciência e alienação;, Critica marxista, Materialismo dialético, Dramaturgia brasileira

Resumo

A análise do processo de rompimento com a estética realista é decisiva para a compreensão do momento de consciência política vivido por Oduvaldo Vianna Filho – Vianinha, que não deve ser entendido como apenas uma opção a ser explicada por uma necessidade de experimentação. Suas críticas ao realismo são resultados de uma constante e profunda reflexão sobre a função social da arte e do artista. Um projeto estético-ideológico claramente definido e coerente, que se sustenta no confronto entre o homem e as forças sociais, emprestando a seus personagens a complexidade necessária para se apresentarem como homens concretos em situações concretas. O presente trabalho pretende realizar uma análise da peça Os Azeredo mais os Benevides, sua primeira experiência mais profunda com os fundamentos teóricos propostos por Bertolt Brecht, e que marcaram fundamentalmente sua dramaturgia.

Biografia do Autor

  • Luiz Paixão Lima Borges, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

    Dramaturgo e Encenador teatral, Doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudioso da obra de Oduvaldo Vianna Filho, dedicou sua Monografia de Bacharelado, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado à análise estético-dramatúrgica de Vianninha. Com quase meio século de atuação ininterrupta no teatro, seu atual espetáculo, Capitão Fracasso, tem merecido o reconhecimento em festivais internacionais de teatro, em diversos países da América Latina (Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México e Peru). Tem como principal objeto de estudos o realismo épico e dialético de Bertolt Brecht, sobre o qual já publicou diversos artigos, no Brasil e na Espanha, além de dedicar sua tese de doutorado às influências do pensamento brechtiano na dramaturgia brasileira. Escreveu o livro, ainda inédito, O ator em Brecht: caminhos para o distanciamento épico, realista e dialético. É autor do livro Delcir da Costa: rabiscos de vida (apontamentos de um psiquiatra apaixonado por arte) (Fino Traço, 2022). Atualmente, está em processo de montagem do espetáculo Macbeth, de William Shakespeare.

Referências

BETTI, Maria Silvia. Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Edusp, 1997.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Trad. Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

BRECHT, Bertolt. Teatro completo 8 (O Sr. Puntilla e seu criado Matti; A resistível ascensão de Arturo Ui). Trad. Millôr Fernandes e Angelika E. Köhnke. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

GUIMARÃES, Carmelinda. Um ato de resistência – o teatro de Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: MG Editores Associados Ltda,1984.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. In: GUINSBURG, Jacó; FERNANDES, Sílvia. (Org.) O pós-dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 233-254.

LIMA BORGES, Luiz Paixão. O nacional e o popular no teatro de Oduvaldo Vianna Filho. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-A6UFSM/1/disserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdf. Acesso em 17 jul. 2024.

LIMA BORGES, Luiz Paixão. Teatro latino-americano em tempos de pandemia: Festivais internacionais e cruzamentos estéticos. Cadernos Prolam/USP - Brazilian Journal of Latin American Studies, v. 21, n. 44, p. 183-206, jul.-dez. 2022.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. Trad. Olinto Beckerman. São Paulo: Global, 1979.

MICHALSKY, Yan. O teatro sob pressão – uma frente de resistência. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1985.

NEVES, João das. 1964, primeiro de abril. Artigo não publicado, 1981. Rio de Janeiro. Arquivo da Editora Muro. In: GUIMARÃES, Carmelinda. Um ato de resistência – o teatro de Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: MG Editores Associados Ltda,1984.

PATRIOTA, Rosangela. Vianinha: um dramaturgo no coração do seu tempo. São Paulo: Hucitec, 1999.

PATRIOTA, Rosangela. A crítica de um teatro crítico. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PEIXOTO, Fernando. Prefácio: A parábola e a verdade. In: GUARNIERI, Gianfrancesco. Ponto de partida. São Paulo: Brasiliense, 1976. p. 11-16.

PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

PEIXOTO, Fernando. Teatro em movimento: 1959-1984. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

PEIXOTO, Fernando (Org.). O melhor teatro do CPC da UNE. São Paulo: Global, 1989.

PISCATOR, Erwin. Teatro político. Trad. Aldo Della Nina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

POSADA, Francisco. Lukács, Brecht e a situação atual do realismo socialista. Trad. A. Veiga Fialho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

SARTRE, Jean-Paul. O que é subjetividade? Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Os Azeredo mais os Benevides. Rio de Janeiro. MEC – Serviço Nacional de Teatro, 1968.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Alienação e irresponsabilidade. In: PEIXOTO, Fernando (Seleção, organização e notas). Vianinha – teatro, televisão, política. São Paulo: Brasiliense, 1983a. p. 53-64.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. O artista diante da realidade (um relatório). In: PEIXOTO, Fernando (Seleção, organização e notas). Vianinha – teatro, televisão, política. São Paulo: Brasiliense, 1983b. p. 65-80.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Do Arena ao CPC. In: PEIXOTO, Fernando (Seleção, organização e notas). Vianinha – teatro, televisão, política. São Paulo: Brasiliense, 1983c. p. 90-97.

Downloads

Publicado

2024-12-28