A experiência épico-realista na peça Os Azeredo mais os Benevides, de Oduvaldo Vianna Filho
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14540909Keywords:
Bertolt Brecht;, Consciência e alienação;, Critica marxista, Materialismo dialético, Dramaturgia brasileiraAbstract
A análise do processo de rompimento com a estética realista é decisiva para a compreensão do momento de consciência política vivido por Oduvaldo Vianna Filho – Vianinha, que não deve ser entendido como apenas uma opção a ser explicada por uma necessidade de experimentação. Suas críticas ao realismo são resultados de uma constante e profunda reflexão sobre a função social da arte e do artista. Um projeto estético-ideológico claramente definido e coerente, que se sustenta no confronto entre o homem e as forças sociais, emprestando a seus personagens a complexidade necessária para se apresentarem como homens concretos em situações concretas. O presente trabalho pretende realizar uma análise da peça Os Azeredo mais os Benevides, sua primeira experiência mais profunda com os fundamentos teóricos propostos por Bertolt Brecht, e que marcaram fundamentalmente sua dramaturgia.
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