Não são engraçadas as peças que a sua memória prega?"

estruturas dramatúrgicas da memória traumática nas peças de Tennessee Williams

Autores/as

  • Bess Rowen Villanova University (United States)
  • Ívens Matozo Silva (tradução) PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13841038

Palabras clave:

Trauma, Memória, O zoológico de vidro, Um bonde chamado Desejo, De repente, no último verão

Resumen

Tom Wingfield inicia a peça O zoológico de vidro vestindo um uniforme que aponta para a sua participação na Segunda Guerra Mundial. A história que Tom conta ao público não é sobre o trauma da guerra, mas a respeito de um momento traumático do seu passado: o abandono da sua irmã, Laura, e de sua mãe, Amanda. Quando estudiosos e produtores de teatro falam acerca da representação do trauma em peças de Tennessee Williams, tais como em O zoológico de vidro, eles tendem a se concentrar no trauma e na memória da vida do dramaturgo, em vez de focar no trauma do personagem Tom Wingfield. Isso ignora as poderosas formas dramatúrgicas pelas quais a memória traumática compõe a lógica interna de peças como O zoológico de vidro, Um bonde chamado Desejo e De repente, no último verão. Este ensaio analisa as memórias traumáticas dos personagens Tom, Blanche e Catherine para demonstrar como seus traumas são imitados e refletidos pelas estruturas dramatúrgicas das peças. Após situar esta questão no contexto do trauma, da memória e do teatro, passa-se a analisar de que forma os personagens traumatizados são situados em relação ao público e ao ambiente da peça para, então, mostrar como essas diferentes relações impactam o modo como o trauma dos personagens é representado. Em seguida, com base em estudos desses personagens, para observar o impacto geral do trauma dos personagens no arco dramatúrgico das peças, o texto concentra-se especialmente em como o trauma interage com a teatralidade da peça. A análise minuciosa desses personagens demonstra a importância da memória traumática para a lógica dramatúrgica interna da peça, fato que vai além da identificação dos reflexos biográficas nas obras e acaba criando um frutífero ponto de partida dramatúrgico para futuras produções artísticas.

 

Biografía del autor/a

  • Bess Rowen, Villanova University (United States)

    Professora Assistente de Teatro e membro do departamento de Gênero e Estudos Feministas da Universidade Villanova. É crítica de teatro, historiadora e cenógrafa. Seu primeiro livro, intitulado As notas entre os diálogos: como as rubricas afetam a interpretação, foi publicado em 2021. Rown também editou a Methuen Student Edition de Um bonde Chamado Desejo (2023).

  • Ívens Matozo Silva (tradução), PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Tradutor. Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bem como graduado em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Letras – Português pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referencias

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Publicado

2024-09-26