COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS SENSÍVEIS COM OS INDÍGENAS DO PARQUE DAS TRIBOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS-PEDAGÓGICAS COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12694091Palavras-chave:
Contação de histórias, Educação indígena, PerformatividadeResumo
Analisaremos a seguir a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas do Parque das Tribos, registrada a partir da autoetnografia descrevendo e analisando sistematicamente a experiência pessoal da pesquisadora, a fim de compreender a experiência cultural. Assim, a pesquisa se pautou em encontros, buscando o diálogo com os saberes indígenas e a criação de um espaço de conhecimento e trocas culturais no intuito de potencializar as vozes dos sujeitos envolvidos: os indígenas e os estudantes do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Esses encontros falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de trocas artístico-pedagógicas junto as professoras e as crianças indígenas dos espaços culturais assessorados pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituídos dentro da comunidade.