DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE NANOCIÊNCIA & NANOTECNOLOGIA POR MEIO DE UMA PÁGINA DO INSTAGRAM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Katiane de Oliveira Sá Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Wesley Dias dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gustavo Silva de Amorim Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13984629

Palavras-chave:

Nanociência e Nanotecnologia, Fármacos, Cosméticos, Divulgação Científica, TIC

Resumo

O presente trabalho buscou planejar e estruturar recursos didáticos digitais interessantes, interativos e visualmente atrativos para divulgação científica sobre Nanotecnologia e Nanociência (N&N), atrelados principalmente aos temas fármacos e cosméticos, e destinados a um público diversificado de São Raimundo Nonato-PI. Os materiais digitais elaborados foram divulgados por meio de uma página do Instagram, o @nanoeduca_univasf. Vale salientar que esta pesquisa é o resultado de um projeto de extensão aprovado pelo edital PIBEX/PROEX nº 01/2022, desenvolvido no período de abril a dezembro de 2022. Neste estudo foi realizado uma análise netnográfica na página do Instagram criada, investigando como a utilização de recursos textuais, imagéticos e audiovisuais podem contribuir para a Divulgação Científica sobre temáticas relacionadas com N&N. Buscamos aproximar o conhecimento científico à realidade do público que seguiu e acompanhou a referida página, majoritariamente acadêmico, despertando o interesse pela Ciência e colaborando com o processo de disseminação de conhecimentos científicos. Concluímos com a pesquisa que plataformas digitais, como o referido Instagram, são ferramentas promissoras para a divulgação científica, podendo se tornar aliadas ou até uma ponte pedagógica entre a Ciência e as pessoas em geral.

Biografia do Autor

  • Katiane de Oliveira Sá Pereira , Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e discente do curso de Especialização lato Sensu em Ensino das Ciências também pela Univasf, campus Serra da Capivara. 

  • Carina Siqueira de Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/ UFRPE) e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo mesmo Programa de Pós-Graduação do mestrado. Principais linhas de pesquisa: Formação inicial  de professores; Construção de Significados por meio de estratégias metodológicas para a abordagem de temáticas contemporâneas, como: a Nanociência e Nanotecnologia; Educação Não-Formal e Informal, Divulgação e Alfabetização científica etc. Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Serra da Capivara, no Colegiado de Ciências da Natureza - CCINAT. Atua nas áreas de Ensino das Ciências, Ensino da Química e Ciências da Natureza. Já exerceu a função de Coordenadora de estágio do CCINAT/UNIVASF e coordenadora de área do PIBID, núcleo Ciências da Univasf. É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências - GPEAC (certificado pelo CNPq e UNIVASF), e Coordenadora geral do Laboratório de Química da UNIVASF/CCINAT/São Raimundo Nonato-PI.

  • Wesley Dias dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara

  • Gustavo Silva de Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

    Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Artigos