ANÁLISIS DE REDES SOCIALES

MODELO NETNOGRÁFICO DEL PROYECTO CAFÉ ELÉCTRICO

Autores/as

  • Eneida Santana Instituto Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-0884-4756
  • Leandro Brito Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Andressa Pereira Oliveira Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12693557

Palabras clave:

Análisis de Redes Sociales, Proyecto Café Eléctrico, Modelo Netnográfico

Resumen

El proyecto Café Eléctrico es una acción de extensión, en formato de webconferencia, realizado por el Centro Multidisciplinario de Bom Jesus da Lapa de la Universidad Federal del Oeste de Bahía (UFOB), iniciado en 2020, con actividades de formación, abordando diversos temas relevantes para el proceso de formación del estudiante de pregrado de la comunidad de UFOB y la comunidad externa. Por esta razón, el estudio presentó las técnicas del recorrido metodológico que busca identificar elementos que caractericen comunidades colaborativas para la construcción y difusión del conocimiento, basándose en el tratamiento analítico de los datos, la modelización computacional y el análisis de redes sociales. Los resultados analizados permitieron el análisis del alcance de los temas, la optimización de la difusión del conocimiento a través de iniciativas virtuales institucionales y la distribución de grados en la red semántica.

Biografía del autor/a

  • Eneida Santana, Instituto Federal da Bahia

    Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de doutoramento Multi-institucional - PPGDC (2023), com mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2011) e especialização em Educação a Distância e tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Graduou-se em Biblioteconomia e Documentação (2008) pela Universidade Federal da Bahia e em Pedagogia (2022) pela Cefap-Bahia. Atua como bibliotecária-documentalista no Instituto Federal da Bahia, com pesquisas focadas em dados educacionais, tecnologias educacionais, gestão pública educacional, práticas extensionistas e construção do conhecimento baseado em modelos de redes complexas. Certificada no nível 2 do Google For Education, tem experiência em Ciência da Informação, enfocando formação inicial e continuada, gestão pública educacional, arquivos de família, sistemas de informação, tecnologias educacionais, educação à distância e redes complexas. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Informação e Educação (Ticase), com foco em Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas, e integra o Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação e recuperação da informação em meio digital - LABRECRIE. Também fundou o Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE). www.labdage.net

  • Leandro Brito Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    ossui doutorado e mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, especialização em Metodologias Ativas e TDICs na Educação, em Arquitetura de Software e Convergência de Mídias e graduação em Sistemas de Informação. Pesquisador cientista de dados da Rede Data Science BR (dsbr.org); fundador do Coruja Lab H4ck3r Space (Laboratório maker de impressão 3D, IoT, TA, robótica e smart cities). No âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalha com engenharia de software, data science, impressão 3D, tecnologias emergentes e sistemas complexos. Tem 14 anos de experiência como analista em projetos data center físico e cloud multiplataforma, segurança da informação no monitoramento e criação de políticas. desenvolvimento de projetos em Big Data, domótica e IoT, sistemas embarcados, banco de dados, Middleware Ginga, fabricação e montagem de impressora 3D e projetos de robótica educacional.

  • Andressa Pereira Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Doutoranda e Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação Industrial e Engenharia de Produção pela Ucamprominas. Graduada em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Vitória da Conquista - Bahia. Atualmente, Professora Assistente (D.E.) da Universidade Federal do Oeste da Bahia - Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, com encargos de ensino que contemplam componentes curriculares da área de Sistemas Elétricos de Potência.

Publicado

2024-04-29

Número

Sección

Artigos