ENTRE O REAL E O IDEAL: VIVÊNCIAS EM UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Medidas socioeducativas, Jovens, PsicologiaResumo
Faz-se crucial examinar os desafios de atuação do estudante e profissional da psicologia dentro do contexto do sistema de medidas socioeducativas brasileiro, de forma a destacar possibilidades e caminhos interventivos que possibilitem ações terapêuticas aos sujeitos ali presentes. Ainda, a academia carece de discussões acerca das vivências subjetivas que ocupam os espaços marginalizados e estigmatizados da sociedade. Desse modo, este estudo se propõe a relatar a experiência de estágio básico vivenciada por alunos do quarto período do curso de Psicologia durante a execução de uma intervenção por meio de uma gincana no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizado no município de Petrolina-PE. Realizaram-se quatro encontros durante um mês de atividades. Obtiveram-se resultados positivos, com o engajamento dos participantes e a promoção de reflexões acerca de seus papéis sociais. Com isso, busca-se provocar discussões acerca da efetividade das medidas socioeducativas no estado de Pernambuco, além de promover reflexões sobre as possibilidades de cuidado dentro desses ambientes.