EXTENSÃO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA AO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS USANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS E DE BAIXO CUSTO

Autores

  • João Pedro Sousa de Menezes Sá
  • Heydson Henrique Brito da Silva
  • Jaqueline Fonsêca dos Santos
  • Renato Nunes Ramalho

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ensino de Física, Experimentação, Materiais de baixo custo, Materiais Recicláveis

Resumo

Historicamente verifica-se que a disciplina de Física é tratada como um grande empecilho para estudantes do ensino médio. A construção e utilização de experimentos desenvolvidos têm o diferencial de garantir maior grau de liberdade, permitindo que os/as alunos/as interajam não só com fórmulas, mas também com a própria produção dos fenômenos físicos. Isto permite que uma aprendizagem significativa seja alcançada, aguçando a curiosidade do/da aluno/ e o engajamento na disciplina, gerando assim a autoconfiança e a autoestima através de abordagens lúdicas e interativas. Neste trabalho faremos inicialmente uma abordagem teórica sobre as vantagens da utilização da prática experimental no ensino de Física, evidenciando como esta prática se mostra como uma ferramenta poderosa na facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Subsequentemente, faremos um relato de desenvolvimento de atividades extensionistas através de um projeto vinculado ao programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com uma escola pública estadual. Neste projeto, atuamos em conjunto com os discentes e docentes na montagem de experimentos com materiais recicláveis e de baixo custo nas disciplinas de Física do ensino médio, em turmas do primeiro ao terceiro ano, suprindo assim deficiências da escola em atividades práticas de laboratório.

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Publicado

2020-03-04

Edição

Seção

Artigos